quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Labirinto de Paixões é um legítimo Almodóvar


Por Cássia Borsero

O sucesso de Pedro Almodóvar nas telas brasileiras se confirma com mais um relançamento, depois Maus Hábitos e A Lei do Desejo. Labirinto de Paixões, de 1982, é uma deliciosa incursão pelo universo almodovariano, com seus tipos deliberadamente kitsch, comportamentos sexuais incomuns e paixões avassaladoras. Assim como em toda a sua filmografia, a trama de Labirinto de Paixões é movida a sexo e desejo.

A comédia se passa em uma Madri festiva e erótica, onde o filho gay do Imperador da Tirânia, Riza Niro (Imanol Arias), procura um estilo de vida mais liberal, de preferência com grande variedade de parceiros. Acaba esbarrando em Sadec (um ainda imberbe Antonio Banderas), jovem terrorista da Tirânia, que nem imagina estar na cama com o inimigo, apesar de seu olfato apuradíssimo.

Riza se torna vocalista da banda "Eles", conjunto rival de uma banda feminina liderada pela ninfomaníaca Sexilia (Cecilia Roth). Antes do show da "Eles", Almodóvar dá uma canja no palco, com um casaco de couro curto e meias arrastão, além de servir de assistente ao fotógrafo de um dos amantes de Riza durante uma sessão de fotonovelas de horror.

Filha de um famoso e indiferente bioginecologista (Fernando Vivanco), Sexilia detesta a luz do sol e se esbalda em orgias, enquanto tenta descobrir as razões de sua fotofobia com uma psicóloga tresloucada (Ofélia Angélica). Ao conhecer Riza, Sexi cai de amores pelo futuro imperador, que abandona sua opção sexual para se dedicar à ex-nifomaníaca. Antes de fugir com Sexi, Riza ainda se deixa seduzir pela própria madrasta Toraya (Helga Liné), que está na cidade para se consultar com o pai de Sexi.

O labirinto fica ainda mais sinuoso quando Sexi conhece a dona de uma lavanderia, Keti (Marta Fernandez Muro). Keti tenta escapar dos estupros constantes do próprio pai, um pobre alucinado que vê na filha a esposa que o abandonou. Para mudar completamente de vida, ela faz uma plástica e fica igualzinha a Sexi, curando a apatia sexual do doutor bioginecologista. Com sua estética exuberante e variações sexuais, Labirinto de Paixões é uma legítima cria da verve irreverente do cineasta.

Próxima quarta-feira, 01/09 às 19horas na Videoteca João Carriço

Nenhum comentário:

Postar um comentário