quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Matéria

Matérias da estudante de jornalismo Jemima Bispo, feita para o Jornal do CES, sobre a primeira a segunda sessões do Cineclube





MOSTRA DE CINEMA 


Filme de Pedro Almodóvar marca início das atividades do Cineclube.
Aproximadamente 80 pessoas prestigiam o trabalho do cineasta espanhol através do projeto do grupo Bordel sem Paredes na Funalfa


No dia 18 de agosto, às 19 h, cerca de 80 pessoas assistiram gratuitamente ao filme “Mulheres à beira de um ataque de nervos” no anfiteatro João Carriço (Funalfa).
A exibição marcou a estreia da mostra de cinema “A essência de Pedro Almodóvar”, idealizada pelos integrantes do Cineclube Bordel sem Paredes, Wesley Conrado, Deiverson Machado, e Gian Martins.

O objetivo da mostra é exibir e discutir a cultura cinematográfica referente às produções de diversas partes do mundo. Segundo Wesley Conrado, a ideia de apresentar filmes que não compõem o cenário fílmico tradicional surgiu através de um desejo particular. “Gosto de ver filmes bons, independente de quando foi feito ou em qual idioma, e quero que outras pessoas também vejam coisas boas.” Wesley é estudante de Gastronomia e se mudou para Juiz de Fora recentemente. Ele afirma que não percebe muitos projetos neste âmbito acontecendo em Juiz de Fora, mas acredita na existência de um público interessado e curioso. “Vejo um campo vasto a ser explorado”,acrescenta.         


Gian Martins, integrante do grupo Bordel sem Paredes, afirmou que se surpreendeu com o número de pessoas presentes. “A princípio imaginei que não fosse estar tão cheio, por isso fizemos bastante divulgação. Quando comecei a perceber a receptividades das pessoas, vi que poderia dar certo. Mas ver a sala lotada, realmente foi além do esperado”.
Entre o público, estavam também alunos dos cursos de comunicação de algumas instituições da cidade. Apesar das apresentações serem abertas a todos os interessados, a equipe não nega a intenção de atingir os universitários da área de comunicação. “Queremos que toda a cidade venha prestigiar os filmes que exibimos, mas o foco é nos estudantes. Queremos ainda que se conheçam, troquem idéias e produzam coisas juntas”, afirma Wesley.


O Anfiteatro João Carriço foi cedido pela Funalfa para a exibição dos filmes durante a mostra e, no evento de inauguração, contou com a presença do Produtor de Audiovisual do Depto de Cultura, Daniel Correia.  Ele parabenizou a iniciativa do grupo e ressaltou a importância do projeto para o incentivo à cultura.


Durante os meses de agosto e setembro ainda serão exibidos os filmes Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão - 25/08, Labirinto de Paixões – 01/09, Maus Hábitos – 08/09, Que fiz para merecer isto? -15/09, A lei do desejo – 29/09. Todos do espanhol Pedro Almodóvar.


A equipe ainda não divulgou quem será o próximo cineasta a ganhar uma mostra no cineclube, mas já se adianta em informar que haverá a possibilidade do público decidir através de votação no blog Bordel sem Paredes (http://bordelsemparedes.blogspot.com/). Provavelmente irão entrar na disputa nomes conhecidos como Tim Burton, Martin Scorsese, David Lynch, Gus Van San e Woody Allen para disputarem a preferência do público.


Os filmes vão ser exibidos no Anfiteatro da Funalfa, às 19h, às quarta-feiras entre os dias 18/08 e 15/09. A entrada é franca.


MOSTRA DE CINEMA


Debate marca segundo dia da mostra cinematográfica “A essência de Almodóvar”
Cerca de 90 pessoas assistem e debatem filme do artista espanhol nunca exibido no Brasil em circuitos tradicionais de cinema



O público novamente enche o anfiteatro João Carriço (Funalfa) para assistir a mais uma exibição na Mostra de Cinema “A essência de Almodóvar”, estreada dia 18 deste mês. Na noite da última quarta-feira, 25, o filme apresentado foi “Pepi, Luci, Bom e outras garotas de montão”, visto por cerca de 90 pessoas.O filme coloca em xeque os valores sociais da época, retratando de maneira contundente e satírica questões como a busca pela liberdade sexual, o uso de drogas e o papel da mulher na sociedade espanhola da década de 80. O período foi marcado por restrições e instabilidades geradas pelo regime ditatorial.

A obra não chegou a ser exibida nos circuitos cinematográficos tradicionais e, por isso, chamou ainda mais a atenção do público que, na ocasião da mostra, puderam apreciar o trabalho do cineasta Pedro Almodóvar. O professor de Língua Portuguesa, João Luiz Alvarenga, presente pela segunda vez no evento, confessa sua admiração pelo filme e diz que vem aprendendo muito com os filmes. “É interessante como o diretor apresenta algumas questões rígidas que envolviam as relações familiares e sexuais. Ver as pessoas se libertando num momento de repressão política nos leva a questionar o que impede de nos libertarmos também numa sociedade livre como a nossa.”


A apresentação do filme durou cerca de duas horas. Após a exibição houve um debate mediado pelo graduando em Comunicação Social, Gabriel Fortes, que está desenvolvendo seu trabalho de conclusão de curso sobre as obras de Almodóvar. Para o jornalista e idealizador da mostra, Deiverson Machado, o debate é imprescindível para estimular o senso crítico em relação ao que foi visto, além de promover a interação entre o público.
Na próxima quarta-feira, 01 de setembro, o cineclube Bordel sem Paredes apresenta o filme Labirinto de Paixões, às 19h no anfiteatro João Carriço – Funalfa. No mês de setembro o cineclube dará continuidade às exibições das obras de Pedro Almodóvar, mas, a partir de outubro, o público poderá escolher o cineasta homenageado através de votação no blog http://bordelsemparedes.blogspot.com


A equipe ainda não divulgou quem será o próximo cineasta a ganhar uma mostra no cineclube, mas já se adianta em informar que haverá a possibilidade do público decidir através de votação no blog Bordel sem Paredes (http://bordelsemparedes.blogspot.com/). Provavelmente irão entrar na disputa nomes conhecidos como Tim Burton, Martin Scorsese, David Lynch, Gus Van San e Woody Allen para disputarem a preferência do público. 
Os filmes vão ser exibidos no Anfiteatro da Funalfa, às 19h, às quarta-feiras entre os dias 18/08 e 15/09. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário