quinta-feira, 19 de maio de 2011

"Música e Cinema" no Corredor Cultural 2011



Comemorando um ano do "Cineclube Bordel Sem Paredes" a mostra “Música e Cinema” irá apresentar no Corredor Cultural 2011, dentro das comemorações dos 161 anos de cidade de Juiz de Fora. 


Documentários de curta, média e longa-metragem mostrando uma diversidade de estilos musicais que vão do samba de raiz ao rock, explorando a riqueza de gêneros musicais brasileiros e internacionais, compositores e intérpretes. Imagens de arquivo raras e enfoques totalmente fora do comum, vão possibilitar ao espectador uma grande fonte de conhecimento musical e cinematográfico. 


O primeiro dia da mostra, irá apresentar documentários que tenham como tema principal a música brasileira e o segundo dia filmes que mostrem diversos estilos da música internacional.


Início – 14 horas – Videoteca João Carriço ( AV. Rio Branco, 2234 (Prédio da Funalfa)- Centro)  

Segue a programação:

SÁBADO/28 - MÚSICA BRASILEIRA


















Ø  Bethânia Bem de Perto - A Propósito de um Show
Diretor: Eduardo Escorel e Julio Bressane
Duração: 34 minutos
Ano de Lançamento: 1966
Bethânia bem de Perto, nos mostra uma jovem baiana recém chegada ao Rio, para substituir Nara Leão no show Opinião.
Passeando pela cidade e na intimidade da sua casa com amigos como Macalé, Susana de Moraes, Rosinha de Valença e Caetano Veloso. Entre sua estréia em 1965 no show ''Opinião'' e a consagração popular dos anos 1970, Maria Betânia teve um período sem gravar discos, cantando em pequenas boates. Eis aqui um momento raro dessas apresentações. 



















Ø   Nelson Cavaquinho
Diretor: Leon Hirzman
Duração: 12 minutos
Ano de Lançamento: 1969
Nelson Cavaquinho documentário curta-metragem em preto e branco de 35mm sobre o sambista, desconcerta. Captado em 1969 pela lente de Leon Hirszman, um Nelson Cavaquinho de 59 anos de idade é flagrado divagando suas impressões sobre a música e a vida em sua casa no dia-a-dia tranqüilo de Bangu, caminhando pela vizinhança simples e, principalmente, cantando com sua embargada voz, o indefectível dedilhar debochado de seu violão (tão irresistível de se imitar, para quem é violonista) e um olhar comovente que consolida de vez o caráter de sua poesia popular.





















Ø  Brega S/A
Diretor: Vladimir Cunha e Gustavo Godinho
Duração: 59 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Gravado entre os anos de 2006 e 2009, o documentário Brega S/A fala sobre a cena tecnobrega de Belém do Pará. Feito por artistas pobres, gravado em estúdios de fundo de quintal e com relações profundas com a pirataria e a informalidade, o tecnobrega é a trilha sonora da periferia da cidade, uma espécie de adaptação digital da música romântica dos anos 70 e 80. No filme, vemos qual a relação entre o tecnobrega e a popularização da tecnologia a partir do final da década de 90, bem como a maneira como esse estilo musical se associou à pirataria para criar uma rede de distribuição alternativa ao modelo proposto pelas grandes gravadoras.



















Ø  Música de Trabalho
Diretor: Daniel Dias
Duração: 80 minutos
Ano de Lançamento: 2003
Música de Trabalho é, surpreendentemente, o primeiro documentário em longa-metragem feito para retratar a cena atual de rock independente no Brasil. O filme procura mostrar, de maneira informativa mas não didática, o que é fazer rock & roll no Brasil atual, com todas as dificuldades e também alegrias que isso possa significar. Com oitenta minutos de duração, conta com depoimentos de várias bandas de expressão no rock independente brasileiro como Leela, Walverdes, Hang The Superstars e Thee Butchers Orchestra. E ainda comentários de Lúcio Ribeiro (Folha de SP), John (Patu Fu) e Fábio Massari.
Bandas:
Ambervisions
Detetives
Faicheleres
Forgotten Boys
Hang The Superstars 
Leela
MQN
Nem
Phonopop
Proto
Réu e Condenado
Thee Butchers' Orchestra
Valv
Violins and Old Books
Walverdes
Wry



DOMINGO/29 - MÚSICA INTERNACIONAL



























Ø  The Rolling Stones Rock and Roll Circus
Diretor: Michael Lindsay-Hogg
Duração: 65 minutos
Ano de Lançamento: 1996
País de Origem: Reino Unido
O filme registra um evento concebido por Mick Jagger em 1968, que aproximava o rock da estética circense. Com diversos convidados de primeiro escalão (John Lennon, The Who, Jethro Tull), o documentário foi mantido por quase três décadas no arquivo, só liberado para lançamento pelo grupo em 1996.



















Ø  Música é Arma
Diretor: Stephane Tchal-Gadjieff, Jean Jacques
Duração: 52 minutos
Ano de Lançamento: 1982
Misturando depoimentos do próprio Kuti, morto por complicações decorrentes de Aids em 1997, com outros de suas esposas e cenas jornalísticas dos confrontos entre o Exército nigeriano e os civis, Music Is the Weapon serve tanto como um registro das performances do autor de International Thief Thief, Gentleman e No Agreement, regadas a funk, jazz e umbanda, quanto como um panorama histórico da resistência de parte da população africana à invasão das multinacionais da era Tatcher e Reagan.




















Ø  Kuduro - Fogo no Museke
Diretor: Jorge António 
Duração: 50 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Desde a sua independência, nunca Angola tinha assistido a um movimento cultural tão dinâmico e tão polémico como o Kuduro. Nenhum outro género musical ultrapassou tão rapidamente as fronteiras e se tornou um fenómeno internacional. Kuduro, Fogo no Museke é o retrato social e cultural de uma geração, que quer acima de tudo ser a voz de uma nova Angola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário