quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mostra FOR RAINBOWN
























A Mostra FOR RAINBOWN - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, traz para Juiz de Fora um panorama da produção nacional de curtas-metragens que tratam do tema da diversidade sexual, visando promover a igualdade de direitos e a convivência pacífica de seres humanos, sem preconceito de gênero ou orientação sexual. Promovido pelo Cineclube Bordel sem Paredes em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes e apoio da FUNALFA, a mostra acontece nos dias 04 e 11 de Agosto as 19 horas no Anfiteatro João Carriço.


A MOSTRA ITINERANTE do IV FOR RAINBOW – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, acontecerá em 150 cineclubes de todo o Brasil, com filmes premiados e outros títulos exibidos nesta edição do festival. Estes filmes estarão concorrendo ao troféu Artur Guedes de Melhor Filme, selecionado por júri popular, em todas as localidades de exibição.


Além disso, será realizado um vídeo de até cinco (5) minutos com uma mensagem que verse sobre o combate a homofobia no Brasil em parceria com o MUDDse - Movimento Universitário em Defesa da Diversidade Sexual e com o Coletivo Sem Paredes. Este vídeo inaugura um novo programa da diretoria de Acervo e Difusão do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes, conhecido como "Mostra Cá Que Mostro Lá", fruto de uma experiência de monitoria da ação Cine Mais Cultura, na região do Ceará. O cerne desse programa se baseia no compartilhamento de registros cineclubistas oriundos de diversas localidades do país, em uma plataforma de compartilhamento de vídeos produzidos por cineclubes que está sendo desenvolvida pela diretoria de Acervo e Difusão do CNC.



PROGRAMAÇÃO 


04/08 - 19 horas


On My Own 
Direção: Yuri Yamamoto - Fortaleza/CE
Experimental, 04 min, 2008
Um garoto numa eterna busca: a procura de sua identidade, de forças para ser quem é, de alguém para apoiá-lo. Dúvidas e certezas, dois opostos tão naturais nessa idade. 



Eu não quero voltar sozinho
Direção: Daniel Ribeiro - São Paulo/SP 
Ficção, 17 min, 2010
A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de uma novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel. 

Brincos de estrelas
Direção: Marcela Bertoletti - Rio de Janeiro/ RJ
Ficação, 19 min, 2008
Brincos de Estrela conta a história da descoberta do amor entre duas amigas. O curta vai explorando os medos e receios dessa personagem à medida que seus sentimentos vão tomando conta da sua vida.

Homofobia, lesbofobia e transfobia
Direção: Felipe Fernandes - Brasília/DF
Documentário, 09 min, 2008
O vídeo busca refletir sobre as categorias usadas por ativistas lésbicas e travestis para se falar das violências contra suas identidades. Trazendo vozes sobre os usos dessas categorias, esquadrinha algumas aproximações e distâncias entre a pauta específica destas em relação ao "segmento" como um todo. Mostra situações em que o "ser lésbica" e o "ser travesti" produziram particularidades no que tange a discriminação e a violência. 

E agora Luke
Direção: Alan Nóbrega - Rio de Janeiro/RJ
Animação, 04 min, 2010
Luke é um rapaz que está iniciando a sua vida adulta e é obrigado a se defrontar com os seus valores religiosos, morais, sociais, após um segredo seu ser descoberto.


















Café com Leite 
Direção: Daniel Ribeiro - São Paulo/SP
Ficção, 18 min, 2007
Quando os planos para o futuro mudam, novos laços entre Danilo, Lucas e Marcos são criados. Entre videogames e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a viver juntos.


11/08 - 19 horas 

GLOSSário
Direção: Fabinho Vieira - Fortaleza/CE 
Experimental, 02 min, 2008
Duas travestis, com todo seu carisma e encanto, revelam os significados dos termos e gírias próprios que já caíram no gosto popular. 


Felizes para sempre
Direção: Ricky Mastro - São Paulo/SP
Documentário, 07 min, 2009.
Felizes para Sempre faz parte do projeto "Fuking Diferent São Paulo". Essa era a idéia inicial do projeto "achar um casal gay que estivesse junto há décadas" e foi assim que selecionamos as nossas candidatas: através do site e entrevistas com o diretor Ricky Mastro e assistentes de direção Lilian Baldo e Rodrigo Dorado.


Sem Purpurina - Realidade LGBT Na Baixada Santista
Direção: Fernanda Balbino, Lara Finochio,
Lívia Carvalho e Xenda Amici - Santos/SP
Documentário, 15 min, 2009
O documentário mostra os sonhos, as alegrias, os dramas e a luta contra o preconceito sob a visão da comunidade GLBTT e especialistas.

Depois de tudo 
Direção: Rafael Saar - Niterói/RJ
Ficção, 12 min, 2008
Depois do Adeus, veio a espera. Depois da espera, veio o retorno. Depois de tudo, eles desejam estar juntos e um dia é suficiente para esperar o seguinte. 


Ensaio de cinema 
Direção: Allan Ribeiro - Rio de Janeiro/RJ
Experimental, 15 min, 2009
Ele dizia que o filme começava com uma câmera muito suave, com um zoom muito delicado e avançada em busca de Bardot. 
















Amanda e Monick 
Direção: André da Costa Pinto 
Documentário, 19 min, 2007
No município de Barra de São Miguel, sertão paraíbano, dois travestis vivem vidas opostas. Enquanto um tem aceitação da família, amigos e até mesmo dos alunos, outro se envolve com o mundo da prostituição.


AS SESSÕES ACONTECEM ÀS QUINTAS-FEIRAS - 19 HORAS NA VIDEOTECA JOÃO CARRIÇO 
(Av. Rio Branco, 2234 (Prédio da Funalfa) - Centro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário