sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Como foi a exibição de Cortina de Fumaça


Foi a sessão mais cheia na casa do Cineclube Bordel Sem paredes, um giro de mais ou menos 50 pessoas, que aguardavam ansiosamente a exibição do ousado documentário, Cortina de Fumaça. Foram 88 minutos de projeção, que antecederam um rico debate sobre a atual política de drogas vigente no mundo.
A mesa foi composta por Rodrigo Mac Niven – diretor do filme, André Gaio – Professor da UFJF -,  Alexandre Freitas – Advogado, Dr Mário Sérgio Ribeiro – Psiquiatra e Sueli Netto – Organizadora do evento.
Foram inúmeras as perguntas, curiosidades e reflexões. Os assuntos do debate passaram por temas como: Caso USP, preconceito moral, Fernando Henrique Cardoso, desconstrução de paradigmas, Crack entre outros.
Ao final de tantas perguntas e colocações, que poderiam durar a noite toda, ficou claro que é preciso manter o diálogo sobre o assunto. Proibir o consumo de drogas é uma ação que não evita o aumento do números de adeptos e não diminui a violência. As mídias convencionais tratam até hoje o assunto drogas como tabu, e sem ao menos discutimos, não há como avançar o debate. Os primeiros passos estão sendo dados, é preciso rever nossos conceitos e tentar achar uma solução para o problema. Como bem colocado por Rodrigo Mac Niven:  “é preciso instigar os indivíduos a repensarem a sociedade porque ela está em constante mutação. As pessoas desconhecem informações fundamentais que determinam uma política de drogas que interfere diretamente na vida delas, na liberdade delas, na segurança delas. Uma política que ignora princípios e direitos universais de liberdade e soberania. Muita gente está lucrando com isso e quem sofre é a sociedade que não consegue enxergar tamanha é a desinformação”.

Um comentário:

  1. mto bom saber q o cineclube continua ativo e promovendo eventos interessantes como esse.
    parabéns daiverson!

    ResponderExcluir